Fundo da ONU garante fertilizantes para agricultores em Tigray, na Etiópia | Land Portal

FAO/Michael Tewelde. FAO e parceiros entregaram 262 toneladas de fertilizantes à região de Tigray, na Etiópia, para ajudar na produção de alimentos.

Com US$ 10 milhões do Fundo Central de Resposta a Emergências produtores etíopes terão acesso ao produto para plantio; 80% da população depende da agricultura como principal fonte de subsistência; financiamento pode ajudar a evitar agravamento da fome na região.

Um empréstimo de US$ 10 milhões do Fundo Central de Resposta a Emergências da ONU, Cerf, permitirá que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, amplie a aquisição de fertilizantes para apoiar os agricultores na região de Tigray, no norte da Etiópia.

Desde que o conflito começou em novembro de 2020, Tigray e outras áreas tiveram uma paralisação das atividades agrícolas, níveis elevados de insegurança alimentar aguda e perda de meios de subsistência.

Resposta rápida

O empréstimo está ajudando a FAO a acelerar a compra e entrega de insumos, principalmente fertilizantes, que devem chegar até o final do mês.

O coordenador sub-regional da FAO para África Oriental e representante interino para a Etiópia, David Phiri, agradeceu aos parceiros e ao Cerf pela ação rápida. Segundo ele, se os produtores receberem os insumos a tempo, poderão colher e começar a consumir esses produtos a partir de outubro deste ano. 

Phiri conta que essas colheitas cobririam a demanda por pelo menos seis meses e, na melhor das hipóteses, até a próxima colheita para grande parte das famílias, com alimentos sobrando para a venda.

Já o diretor do Escritório de Emergências e Resiliência da FAO, Rein Paulsen, aponta para as implicações mais amplas. 

Para ele, há uma pequena janela de oportunidade para prevenir a fome severa, fornecendo insumos agrícolas críticos e permitindo que os agricultores produzam uma quantidade suficiente de alimentos para a população.

Alimentando o país

Segundo a FAO, até 80% dos etíopes dependem da agricultura como principal fonte de subsistência, especialmente aqueles que vivem em áreas rurais. Os alimentos produzidos alimentam o país.

A principal estação conhecida como Meher, entre maio e setembro, é a principal época de plantio em Tigray. A FAO avalia que com o bom desempenho das chuvas, a produção e a disponibilidade de alimentos em toda a região podem melhorar.

A agência da ONU e seus parceiros compraram, até agora, cerca de 19 mil toneladas de fertilizantes, ou 40% da necessidade total. Isso é suficiente para atender 380 mil famílias. Um primeiro lote de 7 mil toneladas já foi distribuído aos produtores.

Necessidades para o plantio

As 12 mil toneladas adicionais resultaram do empréstimo do Cerf e uma alocação da FAO. 

Esses financiamentos são garantidos pelos recursos de um doador bilateral, os detalhes serão divulgados quando o acordo for finalizado.

O governo etíope comprou as 19 mil toneladas de fertilizantes e indica que mais pode ser disponibilizado caso a FAO e seus parceiros mobilizem mais financiamento. 

A FAO afirma que o objetivo é fornecer 60 mil toneladas para o país, se os fundos permitirem.

A agência já se beneficiou de empréstimos do Cerf em 2017 para evitar o risco de fome na Somália e para apoiar as operações de controle de gafanhotos do deserto no Chifre da África em 2020.

 

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page