Fórum “Clima/Variabilidade e Alterações Climáticas - Impactos na Economia na CPLP e em África” anunciado | Land Portal
Contact details: 
Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações
Related materials: 

O Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações (CIICLAA) para a CPLP e África é um Centro da CPLP, que assume a figura de uma Associação de âmbito internacional, de carácter científico, sem fins lucrativos, de direito privado cabo Verdiano, dotado de personalidade jurídica e autonomia administrativa. Foi recomendado como um Centro da CPLP, pela V Reunião de Ministros do Ambiente da CPLP, realizada no Sal, a 4 de Maio de 2012, e consagrado em Julho de 2012, pela IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.

O Centro foi constituído em Maio de 2015, na cidade da Praia, numa cerimónia pública presidida pelo então Primeiro-Ministro de Cabo Verde.

Como estrutura operativa, o CIICLAA tem uma Comissão Executiva (CE), formada por pelo menos uma instituição membro fundador de cada País e, dentro desta, um Núcleo Central (NC) com funções de apoio ao Presidente do Conselho Geral (PCG) e ao Director Executivo (DE). O NC é coordenado pelo Director Executivo, Eng. José Pimenta do Lima - INMG e integra o Prof. Tomás de Figueiredo – IPB, Portugal; a Profª Cristina Andrade - IPT, Portugal; o Prof. Ricardo Tenório – UFAL, Brasil; o Prof. Emerson Mariano da Silva - UECE, Brasil e o Meteorologista Consultor Sérgio Ferreira.

Através do Núcleo Central decorrem contactos com organismos e instituições nacionais e internacionais, bem como conferências de divulgação do CIICLAA. O NC está a organizar o Fórum sobre “Clima/Variabilidade e Alterações Climáticas - Impactos na Economia na CPLP e em África”, a realizar em Cabo Verde de 26 a 28 Fevereiro 2019, que ora se anuncia.

Share this page