Conjuntura Austral | Land Portal
Cojuntura Austral
Phone number: 
+55 51 3308-3150

Location

Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI/UFRGS)
Av. João Pessoa, 52 sala 33A - 3° andar
90040-000 Porto Alegre , Rio Grande do Sul
Brazil
Rio Grande do Sul BR
Working languages: 
Portuguese

CONJUNTURA AUSTRAL é uma publicação Trimestral, em formato digital, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Revista publica trabalhos de relações internacionais com foco nos países que integram o Hemisfério Sul, tendo como área geográfica de abrangência as relações internacionais da África, Ásia e América Latina, na perspectiva dos grandes temas da agenda de segurança, diplomacia e desenvolvimento.

Conjuntura Austral Resources

Displaying 1 - 2 of 2
Library Resource
Conjuntura Austral

POSSE TRADICIONAL X PROPRIEDADE DA TERRA EM SÃO SALVADOR DO MUNDO.

Journal Articles & Books
April, 2012
Africa, Cape Verde
O presente trabalho propõe-se a debater a questão fundiária em Cabo Verde na contemporaneidade, a partir do caso paradigmático do Município de São Salvador do Mundo – Ilha de Santiago. Para tanto, pretende-se utilizar referenciais bibliográficos e documentais quem dêem conta da forma de apropriação dos terrenos desde o período colonial até o momento presente. Também serão utilizadas entrevistas realizadas durante pesquisa de campo que retratem a cosmologia local no uso da terra e na conformação de um território comunitário.


Library Resource
Journal Articles & Books
Mozambique, China

Este artículo indaga el modo en que las resistencias sociales manifiestan los vínculos entre la cooperación Sur-Sur de China y el acaparamiento de tierras (land grabbing). Con ese fin, se realiza un estudio de caso del proyecto Xai-Xai en Mozambique. Desde una perspectiva neogramsciana,  se argumenta que las resistencias sociales demuestran que la cooperación Sur-Sur de China en el proyecto de Xai-Xai es un discurso que legitima prácticas de acaparamiento de tierras para garantizar su seguridad alimentaria interna. 

Share this page