Em todo o mundo, as comunidades estão lutando para defender suas terras, ar, água, florestas e seus meios de subsistência de projetos prejudiciais e atividades extrativistas com fortes impactos ambientais e sociais: mineração, represas, plantações de árvores, fracking, queima de gás, incineradores, etc. À medida que os recursos necessários para alimentar nossa economia passam pela cadeia de commodities, desde extração, processamento e descarte, em cada estágio os impactos ambientais são externalizados para as populações mais marginalizadas. É cada vez mais importante documentar e entender os conflitos ambientais (também conhecidos como conflitos de distribuição ecológica) que geralmente surgem globalmente.
O EJAtlas (Atlas Global de Justiça Ambiental) é um projeto colaborativo de pesquisa e divulgação entre grupos ativistas e cientistas. Ele documenta e cataloga esses conflitos em uma plataforma interativa online. Confira este tutorial para mais detalhes. O Atlas é dirigido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental (ICTA) da Universitat Autonoma de Barcelona. É apoiado pelo projeto ENVJUST (ERC Advanced Grant 2016-2021) e pelo ACKnowl-EJ (co-produção acadêmica-ativista de conhecimentos para a justiça ambiental, 2015-2018), financiado pelo Programa Transformações para a Sustentabilidade. Atualmente, nosso grupo de pesquisa do ICTA conta com 10 estudantes de doutorado e pesquisadores de pós-doutorado (http://www.envjustice.org).
Saiba mais sobre o EJAtlas aqui: http://ejatlas.org/about
O que nós oferecemos
- Rússia (incluindo o Ártico, região da Sibéria)
- Países da Ásia Central
- Afeganistão
- Irão
- Paquistão
- América do Norte (EUA e Canadá)
- Brasil
- China
- Sudeste Asiático (especialmente Filipinas, Tailândia, Indonésia, Mianmar)
- África Subsaariana
Foco Temático
- Projetos conflitantes de energia renovável
- Conflitos sobre plantações de palma
- Conflitos envolvendo violência e morte de defensores da comunidade
- Conflitos sobre a gestão de resíduos (com preferência pelos que envolvem catadores)
- Conflitos sobre carvão
- Conflitos agrários e de biomassa
- Conflitos sobre indústrias têxteis (poluição, problemas de saúde, etc.)
- Conflitos em torno de projetos de Geoengenharia
- Grilhagem de oceanos (pesca, mineração em alto mar, aquicultura, etc.)
- Conflitos nucleares (mineração de urânio, usinas nucleares, coleta de lixo radioativo, etc.)
- Conflitos socioambientais urbanos (ecologização das cidades, infraestruturas, etc.)
- Uma lista provisória de três casos de conflitos que você gostaria de começar a pesquisar e incluir no banco de dados
- Uma texto sobre um dos três casos que você escolheu (cerca de 500 palavras). Por favor, verifique este modelo como um exemplo (qual é o problema, contexto histórico / político, quem são os atores, como a oposição e a resistência se desenvolveram, por que existe resistência, qual é a situação agora). http://ejatlas.org/conflict/kandadji-dam-on-the-niger-river
- Uma carta de motivação, destacando seu interesse no tópico e sua experiência passada em pesquisa, envolvimento em grupos ativistas
- O seu CV
Entraremos em contato assim que analisarmos sua inscrição. Apenas serão respondidas as dúvidas a candidaturas completas. Agradecemos a sua compreensão.
Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco: ejoltmap@gmail.com
Data limite: 31 de Dezembro de 2019