Latin America and the Caribbean related Blog post | Land Portal
Displaying 1 - 12 of 180
Women's Land Rights in Cameroon
6 December 2022
Authors: 
Gina Alvarado
Caitlin Kieran
Africa
Latin America and the Caribbean
Asia
India
Global

Multiple studies indicate that secure rights to land and other property can protect women from experiencing domestic violence by strengthening their position within their families or by providing women with a stronger ability to exit abusive relationships.

UOL
13 September 2022
Authors: 
Delaide Silva
Latin America and the Caribbean
South America
Brazil

A relação entre agronegócio e meio ambiente é complexa  e precisa estar na agenda eleitoral de maneira responsável.

Canvapro
1 August 2022
Authors: 
Delaide Silva
Latin America and the Caribbean
South America
Brazil

No último mês de julho, o MapBiomas [1], uma rede criada a partir de trabalhos conjuntos entre ONGs (Organizações não Governamentais), universidades, startups de tecnologia, publicou o relatório RAD 2021 - Relatório Anual do Desmatamento no Brasil [2], cujo objetivo é analisar os alertas de desmatamento detectados no ano de 2021. A iniciativa visa contribuir para o fim do desmatamento no Brasil por meio de um sistema de validação e geração de laudos de alertas de desmatamento em todo o país.

CanvaPro
1 August 2022
Authors: 
Gabriel Pensani Siqueira
Latin America and the Caribbean
South America
Brazil

Os representantes políticos brasileiros nesta atual gestão foram responsáveis por diversos Projetos de Lei (PL), pelo legislativo, e Medidas Provisórias (MP), pelo executivo, que foram taxadas de criminosas por favorecerem a degradação ambiental e comprometerem a construção de uma agenda de desenvolvimento sustentável. Entre o PL do Veneno [1], do Marco Temporal Indígena [2], ou a MP da Grilagem [3], foram várias tentativas de flexibilizar a legislação brasileira em favor da expansão do agronegócio e em detrimento das florestas nacionais.

Arte: Amanda Martinez
26 June 2022
Authors: 
Helena Silvestre
Latin America and the Caribbean
South America
Brazil

Quantos povos e deuses têm sido assassinados em nome de uma falsa identidade nacional, produzida e reproduzida na base da violência, do assassinato, do estupro e da mais intensiva extração e expropriação de tudo?

Quantos povos e deuses têm sido assassinados?

"Las autonomías indígenas se están convirtiendo en alternativas de vida y en referencias políticas"
24 June 2022
Latin America and the Caribbean
Global

"Luchas territoriales por las autonomías indígenas en Abya Yala", es el título del reciente libro que comparte los diálogos entre representantes de pueblos indígenas y organizaciones sociales con intelectuales e investigadores/as de América Latina. Coordinado por Luciana García Guerreiro y Fátima Monasterio Mercado, el prólogo es de Raúl Zibechi.

Por: Raúl Zibechi

Resistencia indígena
22 May 2022
Latin America and the Caribbean

Por: Víctor Quintanilla Sangüeza

Es vital que los pueblos indígenas y comunidades tradicionales tengan la oportunidad de usar y fortalecer su propia voz no solo para denunciar la violación sistemática de sus derechos, sino también para compartir conocimientos ancestrales que son clave para enfrentar la crisis
ambiental y climática actual.

Sin embargo, por diferentes razones, las organizaciones que acompañan las luchas indígenas —así como los medios y periodistas que las retratan— con frecuencia hablan en nombre de pueblos y comunidades.

Ilustração de Futuros Indígenas, publicado sob permissão.
2 May 2022
Authors: 
Melissa Vida
Latin America and the Caribbean
Global

“O futuro é um território para se defender”. Ilustração de Futuros Indígenas, publicado sob permissão.

Por Melissa Vida

Tradução: Rafael Lima

O Dia da Terra, em 22 de abril, levantou debates sobre como lidar com nossa crise ecológica global. A Global Voices conversou com Miryam Vargas, uma jornalista náuatle de Choluteca, México, para nos ajudar a entender o que podemos aprender com as comunidades indígenas.

Foto: Circulação
25 April 2022
Authors: 
Gabriel Pensani Siqueira
Latin America and the Caribbean
Brazil
Chile

A primeira reunião da Conferência das Partes (COP 1) do Acordo Regional sobre o Acesso a Informação, a Participação Pública e o Acesso a Justiça em Assuntos Ambientais na América Latina e no Caribe — conhecido como Acordo de Escazú — começou nesta quarta-feira (20), na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), em Santiago, Chile [1]. Este é um instrumento internacional cujo objetivo é dar importância da participação social, do acesso à informação e do acesso à justiça para a realização do Desenvolvimento Sustentável [2].

How municipal land offices are improving land administration in Colombia
20 April 2022
Authors: 
Nicholas Parkinson
Latin America and the Caribbean
Colombia

USAID is supporting the government with a strategy to create municipal land offices that manage local land administration campaigns and deliver land titles to rural Colombians

 

Fonte: APIAN
15 April 2022
Authors: 
APIAN Nicaragua
Latin America and the Caribbean
Central America
Nicaragua

Por APIAN – Aliança de Povos Indígenas e Afrodescendentes da Nicarágua

juventudes rurales
29 March 2022
Authors: 
Elisa Wiener
Latin America and the Caribbean

La Escuela de "Juventudes, tierra y territorio" cierra su primera edición dejando un grupo articulado de 30 jóvenes de 10 países de la región. Seis de sus integrantes viajarán a Jordania para presentar las propuestas construidas colectivamente en el Foro Global de la Tierra de Juventudes que se realiza en mayo.

 

Share this page