Documentação de respostas humanas não planificadas às mudanças climáticas | Land Portal | Securing Land Rights Through Open Data

Resource information

Date of publication: 
December 2016
Resource Language: 
Pages: 
77
License of the resource: 

O Centro Terra Viva (CTV), em parceria com o World Resources Institute (WRI), promoveu a implementação do projecto de „documentação de respostas humanas não planificadas às mudanças climáticas‟. Este projecto enquadrou-se numa abordagem mais geral do WRI, envolvendo outros países, para investigar de que forma as comunidades em África estão a responder às mudanças climáticas e o efeito dessas respostas no ambiente e biodiversidade.

O projecto foi conduzido em dois distritos previamente seleccionados pelo CTV, nomeadamente Matutuíne e Chókwè, nas províncias de Maputo e Gaza respectivamente, que apresentam diferenças significativas em relação aos meios de subsistência da população (agricultura, pesca ou pecuária), impactos climáticos e características geográficas.

A pesquisa, efectuada através de entrevistas a informantes chave, explorou temas como: (i) as mudanças nas condições climatéricas e clima sentidas e observadas, (ii) impactos dessas mudanças e respostas observadas em termos de meios de subsistência, e (iii) impactos das respostas humanas na biodiversidade.

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s): 
Massango, H
Publisher(s): 
Centro Terra Viva (CTV)

Missão 
Uma gestão dos recursos naturais baseada em conhecimentos científicos, ambientalmente sã, economicamente viável e institucionalmente responsável.

Visão 
Contribuir para uma melhor fundamentação técnico-científica das decisões ambientais, para que os apelos à participação pública na gestão ambiental, incluídos nas políticas, estratégias e na legislação ambiental nacional sejam respondidos, positivamente, por uma sociedade civil com capacidade de dar contribuições informadas e relevantes nesta área.

Share this page