Manual de delimitação de terras comunitárias com uso de mobilizadores comunitários | Land Portal
Manual de mobilizadores

Resource information

Date of publication: 
December 2013
Resource Language: 
Pages: 
49
License of the resource: 

O guião serve para orientar e capacitar mobilizadores comunitários, técnicos de ONG’s e outros agentes que trabalham na delimitação de terras comunitárias a usar o método de delimitação de terras denominado Mobilizadores Comunitários.

Para além das razões acima descritas, o presente guião pretende ainda dar aos seus
destinatários uma informação geral sobre: i) o que é delimitação; ii) porque; iii) quando e como delimitar terras comunitárias; iv) quais os direitos das comunidades; v) vantagens do processo de delimitação de terras comunitárias; vi) importância da participação da mulher; vii) boa governação interna; viii) gestão do meio ambiente e recursos naturais; ix) importância da preservação das práticas costumeiras, entre outros aspectos.

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Marenjo, D, Tankar I & Alfredo, N

Publisher(s): 
Centro Terra Viva (CTV)

Missão 
Uma gestão dos recursos naturais baseada em conhecimentos científicos, ambientalmente sã, economicamente viável e institucionalmente responsável.

Visão 
Contribuir para uma melhor fundamentação técnico-científica das decisões ambientais, para que os apelos à participação pública na gestão ambiental, incluídos nas políticas, estratégias e na legislação ambiental nacional sejam respondidos, positivamente, por uma sociedade civil com capacidade de dar contribuições informadas e relevantes nesta área.

Share this page