Mineração sem desenvolvimento | Land Portal
PDF icon Download file (5.94 MB)

Resource information

Date of publication: 
December 2013
Resource Language: 
Pages: 
40
License of the resource: 

Em Moçambique, há grandes expectativas de que a abundância de minerais, petróleo, gás e pedras preciosas venha servir para financiar a saúde, a educação e a rede de infra-estruturas, contribuindo para pôr fim ao flagelo da miséria, que afecta a vida da maioria dos cidadãos.

O presente estudo de caso analisa um dos investimentos estrangeiros mais antigos em Moçambique – o da empresa irlandesa Kenmare, cuja mina de Moma extrai areias minerais, num valor de dezenas de milhares de milhões de dólares. Infelizmente, o exemplo da mina de Moma da Kenmare sugere que as empresas multinacionais estrangeiras acabarão por absorver a maior parte dos recursos preciosos e não renováveis do país, deixando aos moçambicanos apenas as migalhas.

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Brynildsen, O. e D. Nombora

Publisher(s): 

O Centro de Integridade Pública de Moçambique, adiante designado abreviadamente CIP, é uma pessoa colectiva de direito privado, dotada de personalidade jurídica, de tipo associação sem fins lucrativos, não partidária, independente, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, que se rege por seus Estatutos e pela demais legislação em vigor.

Share this page