BOLSAS DE REPORTAGENS DE JORNALISMO AMBIENTAL INDÍGENA, 2022 | Land Portal

 A EJN está oferecendo bolsas de reportagem a jornalistas indígenas para apoiar a produção de reportagens de profundidade que chamem atenção para a justiça climática, biodiversidade, ecossistemas sustentáveis e outras questões relacionadas com os direitos e o bem-estar dos povos e comunidades indígenas.

Por favor, leia atentamente as seções seguintes, pois contêm informações importantes sobre a elegibilidade e o processo de candidatura.

Visão geral

A nível mundial, os povos indígenas constituem menos de cinco por cento do total da população humana – cerca de 370 milhões de pessoas. No entanto, eles administram ou chamam de lar mais de um quarto da área terrestre do mundo. Essas regiões também abrigam 80 por cento da biodiversidade global do planeta.

Mas suas visões estão muitas vezes ausentes nas conversas globais sobre biodiversidade, mudanças climáticas e outras questões ambientais críticas. Embora as práticas tradicionais de uso de terras indígenas frequentemente se concentrem na sustentabilidade e conservação, seus direitos à terra, soberania e segurança estão constantemente ameaçados por governos e corporações que procuram explorar os recursos naturais. E ainda que sua pegada ambiental seja pequena, muitas vezes eles suportam os efeitos da degradação ambiental, com pouco acesso a serviços, recursos financeiros ou plataformas que ajudem a ampliar o conhecimento tradicional, aumentar a visibilidade e permitir o compartilhamento de informações.

Através de financiamento oferecido pela Fundação Nia Tero e pela Svenska Postkodstiftelsen (Loteria Postal Sueca), a EJN está fornecendo 20 bolsas a jornalistas indígenas que queiram investigar e produzir reportagens sobre a degradação ambiental em comunidades indígenas, bem como explorar estratégias de adaptação, resiliência e defesa.

Temas

Aceitamos todas as ideias de reportagens que explorem como as questões ambientais e de mudança climática estão ligadas aos direitos e ao bem-estar dos povos e comunidades indígenas. Estamos particularmente interessados em histórias que explorem soluções ambientais e resiliência, enfoquem o uso de recursos e práticas tradicionais de gestão, investiguem os direitos à terra e a soberania ambiental, abordem o papel dos Povos Indígenas como guardiões do meio ambiente ou destaquem o impacto da pandemia de Covid-19 sobre as terras e comunidades indígenas.

As propostas que se concentrem em tópicos ou casos que não tenham sido amplamente cobertos são preferidas. Questões que já receberam muita atenção da mídia ou que não oferecem ângulos únicos aos desafios ambientais são menos prováveis de serem selecionadas.

Elegibilidade

Os candidatos devem se auto-identificar como indígenas e serão solicitados a fornecer detalhes sobre suas filiações indígenas na aplicação. Os candidatos podem ser de qualquer país do mundo.
Os jornalistas que não são indígenas não são elegíveis para esta oportunidade; no entanto, aceitaremos candidaturas de grupos de jornalistas indígenas e não indígenas. Nestes casos, o jornalista indígena deve ser o candidato principal. Os candidatos principais são responsáveis por se comunicar com a EJN e receber fundos em nome do grupo, se concedidos.

Para os fins desta oportunidade de bolsa, só aceitaremos solicitações em inglês, espanhol e português. Infelizmente, não temos, neste momento, capacidade para considerar candidaturas em outros idiomas. Os candidatos devem ter um entendimento funcional de inglês ou ter um tradutor disponível para ajudar na comunicação com a equipe da Internews.

As inscrições estão abertas a jornalistas que trabalhem em qualquer meio (online, impresso, televisão, rádio) e outros profissionais especializados em mídia com experiência em reportagens investigativas e histórico de cobertura de questões ambientais. Encorajamos candidaturas de repórteres freelancers e funcionários de todos os tipos de organizações de mídia – internacionais, nacionais, locais e comunitárias.

Abordagem e formato
Esperamos conceder 20 bolsas no total, em dois níveis de financiamento: serão concedidas 10 bolsas que tenham um orçamento médio de US$ 1.450 e concederemos outras 10 bolsas com um orçamento médio de US$ 1.250. De modo geral, as inscrições com orçamentos menores serão mais competitivas, mas consideraremos orçamentos maiores para histórias que utilizem abordagens inovadoras ou investigativas que podem ser mais dispendiosas e demoradas.

Planejamos conceder as bolsas em fevereiro com a expectativa de que todas as reportagens sejam publicadas até o final de agosto, o mais tardar. Os candidatos devem considerar esta linha do tempo ao elaborar seu plano de trabalho.

Todos os candidatos devem fornecer um orçamento detalhado com justificativa para o valor solicitado, utilizando o modelo fornecido abaixo. Não estabelecemos um valor específico para cada bolsa porque estamos pedindo que você considere o que precisará para fazer este tipo de reportagem, como viagens e hospedagem. Mas solicitamos que os orçamentos sejam razoáveis e que sejam considerados os custos necessários para reportagem, tais como viagem e hospedagem. Esperamos que as reportagens sejam produzidas com equipamentos aos quais os candidatos já tenham acesso (incluindo câmeras, drones, iluminação, tripés etc.) e preferiremos orçamentos que não incluam valores altos para equipamentos.

Encorajamos os repórteres a seguir as melhores práticas para o Covid-19 quando estiverem em campo para que não coloquem em risco a si mesmos ou as pessoas que estão entrevistando. Se necessário, você deve incluir quaisquer custos relacionados à Covid (tais como testes ou equipamentos de proteção pessoal) em seu orçamento.

As reportagens podem ser produzidas em qualquer idioma. Entretanto, os candidatos que pretendem escrever ou produzir reportagens em seu idioma local também precisam incluir uma tradução em inglês. Favor incluir o custo da tradução no orçamento, se necessário.

Aqueles que recebem bolsas são livres para publicar ou veicular suas histórias primeiro nos meios a que estão afiliados, desde que a EJN e a financiadora da bolsa, a Nia Tero Foundation e a Svenska Postkodstiftelsen (Loteria Postal Sueca), também tenham o direito de editá-las, publicá- las, veiculá-las e distribuí-las livremente. Os repórteres freelancers devem demonstrar um plano para publicação ou veiculação, e todos os candidatos são encorajados a apresentar uma carta de interesse de seu editor.

 Critérios de avaliação

Os candidatos devem considerar os seguintes pontos ao elaborar as suas propostas de reportagem:

● Relevância: A proposta cumpre os critérios e objetivos do concurso? Porque esta reportagem é importante e para quem? A ideia principal, o contexto e o valor global para o público-alvo estão claramente definidos?
● Ângulo: Se a história já foi abordada por meios de comunicação, a sua proposta traz novas perspectivas para o tema ou oferece um ângulo novo?
● Impacto: A proposta tem um elemento narrativo ou de investigação convincente que irá informar e envolver, chamar a atenção, desencadear o debate e instar à ação?
● Formato inovador: A utilização de abordagens criativas, multimídia e visualização de dados será considerada uma vantagem.

Processo de candidatura

● Clique no botão “Apply now”, no topo da página.
● Se possuir uma conta, terá de fazer login. Caso contrário, deve registrar-se, clicando em
"Join the Network", no canto superior direito da página.
● Se você iniciar a inscrição e quiser voltar a preenchê-la mais tarde, pode clicar em “Save
Draft”. Para voltar ao rascunho, terá de clicar novamente em “Apply now”.
● As inscrições devem fornecer um orçamento detalhado, com a justificativa do montante
solicitado. Clique neste link para baixar o modelo de orçamento. Esperamos que as propostas levem em conta os equipamentos que o candidato já possui (incluindo câmaras, drones, iluminação, tripés etc.) e não consideraremos orçamentos que se concentrem fortemente na aquisição de novos equipamentos. Aceitaremos alguns custos para a remuneração dos repórteres, particularmente se o candidato for um freelancer, mas esta deverá ser uma pequena parte do orçamento total. Por favor, inclua o custo da tradução, se necessário. Caso esteja recebendo financiamento de outra entidade para a mesma reportagem, por favor, mencione isso no formulário de orçamento.
● Você deve apresentar dois exemplos de reportagens ou links para trabalhos seus relevantes. Você será solicitado a fazer o upload deles logo que iniciar o processo de candidatura. Então, por favor, tenha-os à mão.

Se tiver dificuldades para submeter a sua candidatura ou tiver dúvidas sobre as bolsas, envie um e-mail para info.ejn@internews.org. Não escreva a qualquer outro email da Internews a respeito desta oportunidade, já que não vamos recebê-lo.

As inscrições enviadas após a data limite não serão consideradas.

Para mais informação clique aqui.

DATA LIMITE: 02 de Fevereiro de 2022

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page