Abertas indicações para o Campeões da Terra 2024, com foco na restauração de terras, resiliência à seca e combate à desertificação | Land Portal

Foto: A'Melody Lee / World Bank/Flickr (CC BY-NC-ND 2.0 DEED)

  • O prêmio Campeões da Terra reconhece indivíduos e organizações cujas ações têm um impacto transformador sobre o meio ambiente. 

  • O PNUMA busca indicações de indivíduos e organizações que trabalham com soluções inovadoras e sustentáveis para restaurar a terra, aumentar a resiliência à seca e combater a desertificação. 

  • As indicações estão abertas de 15 de abril a 12 de maio de 2024.  

Nairóbi, 15 de abril de 2024 – O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançou hoje uma convocação para indicações para o prêmio anual Campeões da Terra – a mais alta honraria ambiental da ONU, que reconhece líderes excepcionais do governo, da sociedade civil e do setor privado por seu impacto transformador no meio ambiente. 

Este ano, o PNUMA incentiva as nomeações de indivíduos e organizações que estejam desenvolvendo e implementando políticas e soluções sustentáveis para restaurar a terra, aumentar a resistência à seca e combater a desertificação. 

Desde a criação do prêmio em 2005, o Campeões da Terra já reconheceu 116 laureados, incluindo 27 líderes mundiais, 70 indivíduos e 19 organizações. Em 2023, o PNUMA recebeu um recorde de 2.500 indicações para o prêmio. 

À medida que nos aproximamos da metade da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, são necessárias ações urgentes para proteger e revitalizar os ecossistemas. A restauração melhora os meios de subsistência, reduz a pobreza, aumenta a resistência a condições climáticas extremas e desacelera a crise climática. Para apoiar o mundo natural, os governos, a sociedade civil e o setor privado devem aumentar o financiamento, desenvolver capacidades e mudar comportamentos. 

O Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho de 2024, terá como foco a restauração da terra, a desertificação e a resiliência à seca. A Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, que comemora seu trigésimo aniversário este ano, convocará sua décima sexta Conferência das Partes (COP) em dezembro. 

Restaurar e revitalizar a natureza é fundamental para melhorar a saúde humana e planetária. Líderes de todos os setores e regiões estão trabalhando ativamente para enfrentar a tripla crise planetária das mudanças climáticas, da perda da biodiversidade e da natureza, e da poluição e do desperdício. Os Campeões da Terra ajudam a liderar esse esforço. Eles nos lembram que a sustentabilidade ambiental é fundamental para alcançar o desenvolvimento sustentável.  

Indivíduos, organizações e entidades governamentais podem ser indicados nas categorias de Liderança em PolíticasInspiração e AçãoVisão Empreendedora e Ciência e Inovação. As indicações estão abertas a todos, de 15 de abril a 12 de maio de 2024. Os Campeões da Terra serão anunciados no final de 2024.  

Indique um Campeão da Terra  

Em 2023, o PNUMA reconheceu indivíduos, organizações e governos que implementaram soluções e políticas inovadoras para combater a poluição plástica. Os Campeões da Terra 2023do PNUMA foram: 

  • Josefina Belmonte, prefeita da cidade de Quezon, nas Filipinas, homenageada na categoria Liderança em Políticas, está promovendo ações ambientais e sociais por meio de uma série de políticas para combater a crise climática, acabar com a poluição plástica e tornar o enclave urbano mais verde. Suas iniciativas incluem proibições de plásticos de uso único, um programa de troca para a poluição plástica, estações de recarga para itens essenciais do dia a dia e defesa de uma forte formulação de políticas globais sobre plásticos. 

  • Fundação Ellen MacArthur (Reino Unido), homenageada na categoria Inspiração e Ação, tem desempenhado um papel de liderança na integração de uma abordagem de ciclo de vida, inclusive para plásticos. A fundação publicou relatórios e estabeleceu redes de tomadores de decisão dos setores público e privado, bem como do meio acadêmico, para desenvolver iniciativas e soluções de ciclo de vida para a crise climática, a perda de biodiversidade, a poluição plástica e muito mais. Ela lidera o Compromisso Global com o PNUMA. 

  • Blue Circle (China), homenageada na categoria Visão Empreendedora, usa a tecnologia blockchain e a Internet das coisas para rastrear e monitorar todo o ciclo de vida da poluição plástica, desde a coleta até a regeneração, a refabricação e a revenda. Ele coletou mais de 10.700 toneladas de detritos marinhos, tornando-se o maior programa de resíduos plásticos marinhos da China. 

  • José Manuel Moller (Chile), também homenageado na categoria Visão Empreendedora, é o fundador da Algramo, uma empresa social dedicada a fornecer serviços de recarga que reduzem a poluição por plásticos e diminuem os custos de itens essenciais do cotidiano. Moller também trabalha para prevenir, reduzir e gerenciar resíduos de forma sustentável por meio de sua função como vice-presidente do Conselho Consultivo de Pessoas Eminentes da ONU sobre Resíduo Zero, uma iniciativa criada em março de 2023. 

  • Conselho de Pesquisa Científica e Industrial (África do Sul), homenageado na categoria Ciência e Inovação, utiliza tecnologia de ponta e pesquisa multidisciplinar para desenvolver inovações para combater a poluição plástica e outros problemas. É pioneiro na identificação de alternativas sustentáveis aos plásticos convencionais, estabelecendo oportunidades para a fabricação local e o desenvolvimento econômico e testando a biodegradabilidade do plástico. 

NOTAS AOS EDITORES 

Sobre os Campeões da Terra do PNUMA 

O prêmio Campeões da Terra do PNUMA homenageia indivíduos, grupos e organizações cujas ações têm um impacto transformador sobre o meio ambiente. O prêmio anual Campeões da Terra é a maior honra ambiental da ONU. #CampeõesDaTerra 

Sobre o Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA

O PNUMA é a principal voz global sobre o meio ambiente. Ele oferece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras. 

Para mais informações, por favor entre em contato: 

Unidade de Notícias e Mídia, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente  

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page