Skip to main content

page search

Community Organizations Instituto de Estudos Sociais e Económicos
Instituto de Estudos Sociais e Económicos
Instituto de Estudos Sociais e Económicos
Acronym
IESE

Focal point

+ 258 21 486043

Location

O IESE é uma organização moçambicana independente e sem fins lucrativos, que realiza e promove investigação científica interdisciplinar sobre problemáticas do desenvolvimento social e económico em Moçambique e na África Austral.

Tematicamente, a actividade científica do IESE contribui para a análise da política pública e social e da governação, com enfoque nas problemáticas de pobreza, política e planeamento público, cidadania, participação política, governação e contexto internacional do desenvolvimento em Moçambique.

Metodologicamente, o IESE privilegia a problematização das temáticas e métodos de investigação com base numa abordagem de economia política, que envolve ainda a promoção de abordagens interdisciplinares e heterodoxas.

Organizativamente, a actividade científica do IESE desenvolve-se em torno de Grupos de Investigação, os quais lideram linhas e projectos de investigação específicos e incorporam equipas de investigação formadas por investigadores permanentes e associados do IESE.

Missão

A missão do IESE é a promoção de investigação social e económica de alta qualidade e relevante sobre as problemáticas de desenvolvimento, governação, globalização e política pública em Moçambique e na África Austral, privilegiando uma abordagem de economia política, interdisciplinar e heterodoxa e criando um espaço pluralista de estudo, debate e difusão de conhecimento e informação. Em relação com o seu programa de investigação, o IESE promove a publicação, debate e formação.

Visão

O IESE tornar-se-á numa instituição de investigação científica de referência nacional e regional, um componente chave da rede nacional e regional de investigação, e um repositório de experiência, informação e conhecimento sobre problemáticas de pobreza, desenvolvimento económico e social, governação democrática, globalização e política pública.

Members:

Resources

Displaying 1 - 5 of 21

Desafios para Moçambique 2016

Journal Articles & Books
November, 2016
Mozambique

Esta é a sétima edição da série “Desafios para Moçambique” do IESE, iniciada em 2010, com o objectivo de contribuir para a análise e debate público de desafios económicos, sociais e polí- ticos considerados relevantes. O livro contém 14 artigos, organizados em quatro partes: Política, Economia, Sociedade e Moçambique no Mundo. À semelhança da terceira edição (2012), na preparação da presente edição os coordenadores consideraram pertinente convidar os autores a relacionarem os seus artigos com uma temática principal.

Desafios para Moçambique, 2015

Reports & Research
November, 2015
Mozambique

Quarenta anos após a conquista da independência, a 25 de Junho de 1975, Moçambique continua a viver sob um clima de incerteza política em que os dois principais partidos, a Frelimo e a Renamo, estão quase sempre em conflito. Com efeito, após cerca de vinte anos de relativa paz, resultante da assinatura do Acordo Geral de Paz (AGP) em Roma, em 1992, que pôs fim a um conflito militar de quase dezasseis anos (1977-1992), o País voltou a viver momentos dramáticos entre 2013 e 2014, quando os dois beligerantes se confrontaram de novo militarmente.

Questões sobre o desenvolvimento produtivo de Moçambique

Journal Articles & Books
August, 2015
Mozambique

Nas últimas duas décadas, a economia de Moçambique tem crescido a taxas relativamente elevadas, a uma média anual superior a 7%, quase duas vezes mais depressa do que a média para a África Sub-Sahariana, e continuou a crescer rapidamente mesmo com a crise económica internacional prolongada que tem afectado as economias mais desenvolvidas na última década. Além disso, tornou-se numa das três economias africanas que mais investimento directo estrangeiro (IDE) e empréstimos comerciais do sistema financeiro internacional recebe.

Desafios Para Moçambique 2014

Conference Papers & Reports
November, 2014
Mozambique

Desde meados de 2013, temos assistido a confrontações militares que, de novo, opõem os protagonistas da guerra civil terminada em 1992. Até ao momento, esta guerra de baixa intensidade tem  ‑se concentrado em algumas zonas da província de Sofala, ao longo da Estrada Nacional n.º 1, tendo havido ainda registo de algumas acções esporádicas nas províncias de Nampula e Inhambane.