Location
O Observatório de Remoções é um grupo de pesquisa-ação da FAU/USP e da UFABC que tem por objetivo monitorar e desenvolver ações colaborativas com territórios ameaçados de remoções que desrespeitam as condições de moradia digna nos municípios de São Paulo e do ABC.
O Observatório de Remoções tem dois grandes eixos de atuação: mapeamento participativo e ações colaborativas.
O mapeamento participativo consiste em uma plataforma pública georreferenciada das ameaças e processos de remoção nas cidades de São Paulo e do ABC.
As ações colaborativas referem-se ao acompanhamento de comunidades ameaçadas, em processo de remoção ou removidas. Essas ações buscam construir coletivamente análises críticas da situação vivenciada pelas comunidades buscando identificar possíveis violações de direitos e elaborar eventuais planos alternativos às remoções, fortalecendo suas ações.
As ações colaborativas e o mapeamento participativo estão sendo realizados nas cidades de São Paulo e do ABC, mas as atividades de articulação e multiplicação de metodologias ultrapassam esse recorte, visando compartilhar iniciativas, fomentar pesquisas e contribuir com políticas públicas locais e regionais. Percebemos e apostamos na ideia de que quanto mais e melhores espaços de reflexão, visibilidade, formação e articulação, maior a capacidade e potência das formas de resistência.
Members:
Resources
Displaying 1 - 1 of 1POR UM OBSERVATÓRIO DAS REMOÇ•ES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
As remoções decorrentes de obras públicas na metrópole paulistana têm assumido proporções imensas, que significam a remoção forçada de população de baixa renda equivalente  população de uma cidade média brasileira. Esses processos têm despertado a atenção de dois laboratórios da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo LabCidade e LabHab. Nós, pesquisadores destes laboratórios, nos reunimos com o objetivo de realizar um mapeamento colaborativo, incluindo tanto os processos em curso na cidade, quanto as informações disponíveis.