Em dia internacional, ONU pede atenção para “sofrimento desproporcional” de mulheres rurais | Land Portal
Pandemia prejudicou o acesso do grupo aos serviços de saúde; Nações Unidas apontam falta de informações certas e tecnologias para melhorar trabalho e cotidiano; em 2020, data incentiva desenvolvimento da resiliência. 
 
As Nações Unidas marcam este 15 de outubro o Dia Internacional das Mulheres Rurais sob o tema “Construindo a resiliência das mulheres rurais na sequência da Covid-19”. A data pretende despertar a consciência das pessoas sobre os desafios, as necessidades e o papel social do grupo. 
 
As mulheres rurais trabalham como agricultoras, assalariadas e empresárias em favor do desenvolvimento. Estatísticas da ONU realçam que elas são um quarto da população mundial. 
 
ONU News/Alexandre Soares
Em Bissau, Paulita Cabral, com a filha, cultiva legumes que usa para comer e vender, ONU News/Alexandre Soares
 
Terras
 
A organização lembra, no entanto, que somente a quinta parte das mulheres do planeta é proprietária de terras. No campo, a outra desvantagem do grupo é a disparidade salarial entre os dois sexos, que chega a 40%. 
 
As Nações Unidas calcula que se até 2025 houvesse uma redução da lacuna nas taxas de participação da força de trabalho entre homens e mulheres em 25%, isso permitiria aumentar o Produto Interno Bruto, PIB, global em 3,9%.  
 
As Nações Unidas também acreditam que se o acesso a ativos agrícolas, educação e mercados fosse igual entre homens e mulheres rurais aumentaria a produção. A situação também baixaria o número de pessoas que passam fome entre 100 a 150 milhões. 
 
Mas a organização afirma que com o tempo, as mulheres rurais vêm merecendo maior reconhecimento por garantirem a sustentabilidade das famílias e comunidades melhorando os meios de subsistência e o bem-estar em suas áreas. 
 
Nutrição 
 
Mulheres e meninas têm presença substancial na força de trabalho agrícola, incluindo o informal, e estão a cargo da maior parte dos cuidados não remunerados e domésticos. As contribuições delas se estendem para a produção agrícola, segurança alimentar, nutrição, gestão de terras, recursos naturais e construção de resiliência climática. 
 
É na área rural onde vivem 1 bilhão de pessoas em condições de pobreza inaceitáveis no mundo
 
Mas mulheres e meninas do campo ainda sofrem de forma desproporcional com fatores como a pobreza apresentada em várias facetas. É na área rural onde vivem 1 bilhão de pessoas em condições de pobreza inaceitáveis no mundo.  
 
Por isso, a ONU realça que em tempo de pandemia as necessidades de saúde da mulher do campo são exclusivas: baixa probabilidade de acesso a serviços de saúde de qualidade, medicamentos essenciais e vacinas. 
 
Estas questões associadas às limitações causadas por normas sociais restritivas e estereótipos de gênero têm potencial de limitar a capacidade de acesso a serviços de saúde. Outro problema é que o grupo tem sido exposto ao isolamento, às informações incorretas e ao fraco acesso a tecnologias essenciais para melhorar seu trabalho e cotidiano. 
 
ONU News

No Timor-Leste, mais de 70% da população pratica a agricultura e depende desse setor para seu sustento, by ONU News

Bloqueio 

A ONU destaca que, ainda assim, o grupo tem estado na linha de frente da resposta à pandemia, prestando maiores cuidados não remunerados e trabalho doméstico. Um dos exemplos ocorreu na contenção comunitária para travar a expansão do vírus. 

Em aldeias remotas, a organização pede maior foco no apoio às mulheres com novas medidas para aliviar o peso causado pela prestação de mais cuidados e que este seja redistribuído entre pessoas de ambos os sexos em famílias, serviços públicos ou comerciais. 
 
A organização também incentiva que se criem mais infraestrutura e serviços suficientes oferecendo água, saúde e eletricidade para apoiar atividades produtivas, não remuneradas e domésticas que aumentaram durante a crise. 
 
A pandemia também criou maior vulnerabilidade em setores como direitos das mulheres rurais à terra e aos recursos. O pedido é que se aumentem investimentos nas áreas rurais tendo em conta a perspetiva de gênero. 
 
A organização realça que os indicadores de gênero e desenvolvimento colocam as mulheres rurais em pior posição do que homens do campo e mulheres urbanas em relação à pobreza, à exclusão e aos efeitos da mudança climática. 

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page