Mobilização popular barra mais uma vez o avanço da mineração na Patagônia argentina | Land Portal
Foto: Daniela Quinteros Rosas
 
Há mais de 18 anos, a moradores resistem e impedem o avanço do extrativismo mineral na na região
 
Em meio a uma jornada plurinacional, convocada pela  União de Assembleias Comunidades Chubutenses e que se estendeu por toda a Argentina contra a atividade de mineração na província de Chubut, na Patagônia, a sessão legislativa extraordinária que trataria do Projeto de Lei 128/20 foi cancelada nesta sexta-feira (5).
 
O PL busca habilitar a atividade na região conhecida como “Meseta”. Ainda não há previsão de nova data para o tema entrar em pauta.
 
Há mais de 18 anos, a mobilização popular resiste e impede o avanço do extrativismo mineral na Patagônia argentina.
 
Fonte: El Chubut
Mapa do planejamento de zonificação mineira em Chubut, divulgado em 2018. / El Chubut
 
A atividade mineradora é altamente contaminante, e utiliza grande quantidade de explosivos, água, energia e substâncias tóxicas para extrair o minério do subsolo. São recursos naturais não renováveis, considerados bens comuns, e cuja exploração pelas mineradoras provoca impacto ambiental irreversível, intoxicando rios e terras.
 
O atual governador de Chubut, Mariano Arcioni, é um incentivador do projeto mineiro na região, e tem buscado votos na Câmara dos Deputados para aprovar a exploração em Telsen e Gastren, na área central da província.

 

Suas investidas contrariam a vontade popular, expressa em um plebiscito de 2013 que teve como resultado 82% de rejeição às mineradoras na província.
 
Outras zonas de interesse da mineração no sul da Argentina dão exemplo das consequências dessa atividade. A mineradora La Alumbrera, em Catamarca, por exemplo, tem autorização para utilizar mais de 86 milhões de litros de água por dia, excedendo inclusive o consumo total da província. Além disso, utiliza 85% do consumo de energia elétrica de Catamarca.
 
Diante da dificuldade de avançar por vias democráticas, as grandes empresas mineiras têm utilizado uma ferramenta já bem conhecida: lobby e fake news.
 
Nestas últimas semanas, foi revelado como a mineradora Pan American Silver financia uma agência de comunicação para desviar as denúncias da sociedade civil contra os efeitos nocivos do extrativismo e da compra de políticos da região.
 
A agência, em nome do empresário Martín Aníbal Hazal, criou o domínio Vecinos de la Meseta (Moradores da Meseta) e um site que apoia, abertamente, a exploração mineradora em Chubut, passando-se por um movimento civil que defende a ampliação de empregos e o progresso da província.
 
O conteúdo tem sido difundido em publicidades no YouTube e por meios de comunicação que acompanham o lobby minerador.
 
Em um artigo publicado no jornal Perfil, a socióloga Maristella Svampa e o advogado ambiental Enrique Viale, referencias no ativismo ambiental, argumentam que a mineração não é sinônimo de progresso.
 
“Apesar das reiteradas promessas, a mineração metalífera representa menos de 0,045% da população economicamente ativa (PEA) da Argentina. Inclusive no Peru, país minerador, a mineração ocupa 2% da PEA, contra 23% da agricultura, 16% do comércio e 10% da manufatura.”
 
“Onde há mega mineradoras, há conflito social, ambiental e saque econômico”, concluem.
 
Edição: Leandro Melito

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page