A história de luta pela criação do Projeto de Assentamento (PA) de Reforma Agrária Cafundão está vinculada à historicidade da concentração fundiária brasileira, que dá sentido de existência aos movimentos sociais pelo acesso à terra. Como também, descreve particularmente uma luta pela efetivação de uma política brasileira específica, de forma a reconhecer a posse desta mesma terra ”“ que já era lugar de vida há gerações -, no âmbito de pressões imobiliárias e minerárias que a circundam. Singularmente, a luta do Cafundão retrata o reconhecimento político do saber local (torneamento do esteatito em produção artesanal) como principal vínculo (re)produtivo (n)à s terras do Cafundão, o que garante a sobrevivência destas famílias e nutre a validação de suas narrativas de pertencimento. Neste artigo, se dialoga sobre a ativação do patrimônio-territorial por meio do saber local.
Authors and Publishers
Rúbia Rúbio-Schrage
PatryTer (PatryTer)
O periódico aceita originais em português, espanhol e inglês.
Objetivos:
- Difundir o conhecimento disciplinar e interdisciplinar sobre cidades, campo, meio ambiente e os distintos processos de intervençao territorial na América Latina e Caribe.
- Ampliar o espaço para publicação de artigos originais, com abordagens teóricas e metodológicas à interdisciplinares focados em questoes territoriais, paisagísticas e regionais no continente. A dimensao da América Latina deve ser valorada nos trabalhos submetidos à PatryTer.