Skip to main content

page search

News & Events Segundo assassinato na mesma semana no território mayangna sauni as na reserva da biosfera de Bosawás.
Segundo assassinato na mesma semana no território mayangna sauni as na reserva da biosfera de Bosawás.
Segundo assassinato na mesma semana no território mayangna sauni as na reserva da biosfera de Bosawás.
Calpi
Calpi

Serato Juwith Charly, de 23 anos, foi sequestrado e morto em 5 de julho de 2023 enquanto trabalhava em uma área de terra perto da comunidade de Kauhmakwas. Ele estava com outros dois indígenas. Os que escaparam pularam no rio. Os sobreviventes revelaram que foram atacados pelo grupo armado chamado "Chabelo", que também foi responsabilizado pelo ataque que deixou vários mortos e incendiou a comunidade de Alal em 2020.

O outro ataque ocorreu em 2 de julho de 2023, entre a comunidade de Musawas e Betlehem, enquanto o juiz comunitário e Sergio Julian Juan (SJJ), de 42 anos, guarda florestal e administrador da comunidade de Betlehem, estavam caminhando e foram atacados por colonos não indígenas que invadem esses territórios originários.
Sergio Julián Juan morreu no dia 5 de julho, vítima de ferimentos a bala infligidos pelos colonos; o juiz comunal conseguiu escapar.

Os territórios indígenas Miskitu e Mayangna vêm sendo sistematicamente atacados há quase uma década, sem que as autoridades cumpram seu dever de protegê-los e nem de investigar esses ataques de colonos e gangues criminosas armadas na Região Autônoma da Costa Norte da Nicarágua.