Conflito de terras nos sertões de Angola um estudo de caso: a disputa pelas terras da Ilamba, século XVIII | Land Portal | Securing Land Rights Through Open Data
USP

Resource information

Date of publication: 
October 2019
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
2316-9141
Pages: 
27
License of the resource: 
Copyright details: 
Revista de História

Este artigo analisa os conflitos de terra que decorreram da instalação de uma fábrica de ferro na região da Ilamba, no interior de Angola, na segunda metade do século XVIII. A desapropriação das terras africanas, na África Centro-Ocidental, em períodos anteriores ao século XIX, é uma temática pouco abordada pela historiografia. Este estudo de caso contribui para pensar a questão à medida que analisa os mecanismos coloniais de espoliação das terras e recursos naturais das lideranças africanas locais, considerando também as estratégias dos sobas para manter seu poder político ao longo do tempo.

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s): 
Crislayne Alfagali
Publisher(s): 
RevistaHistoria
A Revista de História (RH) é um periódico de avaliação QUALIS A1 (História/Interdisciplinar) que publica artigos em português, inglês, espanhol e francês, originais inéditos ou traduzidos, resenhas, entrevistas com historiadores e edições críticas de fontes documentais.
 
Ocasionalmente, também publica textos de áreas afins (AntropologiaB2, ArqueologiaB2, Ciência PolíticaB5, EconomiaØ, SociologiaA2, EducaçãoB1, GeografiaB4 etc).
 

Share this page